Anuncio

domingo, 5 de janeiro de 2014

Kubica inicia 2014 com vitória fantástica no ERC Jänner rallye,



Robert Kubica venceu a primeira prova do ERC de 2014, o Jännerrallye, naquela que foi a sua primeira vitória de sempre no Campeonato Europeu de Ralis, depois de algumas vezes ter chegado a passar pelo comando noutras provas, em 2013.

 Tendo como principal objectivo preparar o Rali de Monte Carlo e fazer quilômetros ao volante do Ford Fiesta RRC (muito parecido com o WRC com que se estreará pela equipa B da M-Sport no Rali de Monte Carlo), o ex-piloto de F1 levou a meta mais longe e acabou mesmo por vencer, depois de ter partido para a última classificativa com um atraso de 11,8s para Vaclav Pech.

 Num duelo impróprio para cardíacos, o piloto do Fiesta RRC acabou então por levar a melhor sobre o do MINI JCW S2000, transformando os 11,8s de atraso em 19,9s de vantagem, numa especial com 25 km de extensão e muito nevoeiro, muito por culpa de opção pneumática mais feliz que tomou (combinou pneus de inverno com pregos, enquanto Pech ‘calçou’ slicks no MINI).

 Apesar da vitória, Kubica pediu desculpa ao seu novo navegador, Maciej Szcezepaniak, pelos sustos que lhe pregou no último troço, considerando “a experiência acumulada na prova mais importante que a vitória propriamente dita”.

 Depois de Kubica e Pech, o último lugar do pódio ficou para Raimund Baumschaler, autor de uma prova cheia de garra, no Skoda Fabia S2000, que se superiorizou a Beppo Harrach, também ele a deixar excelentes indicações ao volante do menos dotado Mitsubishi Lancer Evo IX R4 que lhe proporcionaram, de resto, uma vitória fácil na Prodution Cup.


Autosport.pt